O museu Ozildo Albano
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

           Imagine que você é um(a) pesquisador(a) e precisa produzir um relatório com base em uma visita ao museu Ozildo Albano (as instruções estão na aba avaliação). Para isso, é necessário que esteja atento às explicações de seu(ua) professor(a) e do(a) mediador(a) do museu antes, durante e depois do contato com as peças. Também é importante que disponha de um bloco de anotações e câmera fotográfica ou celular, para que não esqueça os detalhes que considerar mais importantes para a produção do material que será usado como método de avaliação.

           Antes da visita, não deixe de realizar as pesquisas indicadas na aba processo desta webquest, como forma de preparação e sensibilização para a atividade de campo. Essas pesquisas também ajudarão na execução da presente tarefa: resolver a cruzadinha e questão abaixo como exercícios de conhecimento antes de iniciarmos nossa jornada prática.

Cruzadinha (clique no link ou copie-o e cole-o no navegador, apertando Enter):

https://wordwall.net/pt/resource/11354966/patrim%C3%B4nio-hist%C3%B3rico

Questão:

           Pesquisadores afirmam que os museus que têm sua origem no colecionismo europeu e surgem no Renascimento não são lugares de exibição de coleções: são suportes da produção dos estudiosos que criaram o campo da ciência. Mas pela própria essência daquele período histórico, o que se buscava era a recuperação renovada do conhecimento e do conteúdo da humanidade. Uma das características que podemos perceber no museu Ozildo Albano, tendo em vista que as exposições dispunham de uma narrativa intencional que era aprovada pelo seu diretor é que:

  1. A principal preocupação de Ozildo Albano com a construção do museu era com a comunicação entre o museu e o público, e o diálogo era uma prioridade.

  2. As exposições eram planejadas, com narrativa museológica e projeto museográfico voltados para a elite picoense.

  3. As exposições obedeciam critérios próprios do colecionador, sem preocupação didática, e o público em sua grande maioria era composto pelos estudiosos, professores, alunos e convidados.

  4. A própria arquitetura do museu mostrava um aspecto inovador e elegante, o que estimulava o público em geral a fazer visitas frequentes.

  5. N.D.A.

 


© 2010 Todos direitos reservados.