"Vamos falar de sexo?"
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Você sabe o que são DST's ? Se você gosta de namorar é importante conhecer seus riscos, aqui trataremos de temas essenciais sobre esse assunto. As doenças sexualmente transmissíveis (DST's) são doenças causadas por vírus, bactérias, ou outros microorganismos ue se transmitem principalmente, através de relações sexuais sem proteção com uma pessoa infectada, podendo também serem contraídas por transfusão de sangue contaminado ou mesmo pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

As DST's são graves? Sim, são graves, algumas dessas doenças podem ser transmitidas da mãe infectada sem tratamento, para o bebê, durante a gravidez ou o parto. E, no caso da AIDS também na amamentação. As DST's podem provocar o aborto ou o nascimento com graves malformações,e quando não diagnosticadas e tratadas a tempo podem levar a pessoa portadora a ter complicações graves e até a morte. Além de causar esterilidade no homem e na mulher, aumentam as chances de câncer no colo do útero e no pênis, inflamação nos órgãos genitais do homem, podem causar impotência, entre outros.

Podemos citar como exemplo de DST, o HPV, doença causada pelo Papilomavírus humano, que geralmente, causa câncer, principalmente no colo do útero e no ânus. A infecção pelo HPV é muito comum e o exame ginecológico de prevenção (Papanicolau) deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. Atualmente, forma desenvolvidas duas vacinas contra o HPV, sendo recomendável o seu uso, já que não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo seu desenvolvimento.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.