Município de Jandaia do Sul
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/13314/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

O municipio de Jandaia do Sul, foi colonizado pelo grupo capitalista de ingleses chefiados por Lord Lovat.

O patrimonio de jandaia do Sul foi aberto em 1942, Jandaia se tornou-se um centro de convergencia de agricultores vindo dos mais diversos lugares do estado e do país, por possuir uma terra rica,como é chamada de "terra Rocha"

Integrada a prodigiosa região fisiográfica denominada "Norte Novo", a gleba onde a Companhia Colonizadora formou o Patrimônio de Jandaia recebeu, desde logo, a contribuição fecunda e dinâmica da Cultura Cafeeira, que projetou a região e o Estado do Paraná como Unidade Federativa de Primeira Grandeza, num período relativamente curto, genericamente conhecido na historiografia brasileira pela designação de "Ciclo do Café".

Município situado em região privilegiada, por onde hoje se estende a BR-369, Jandaia do Sul encontra-se no centro da coluna vertebral da economia do Estado e talvez do Brasil. Liga-se por via asfaltica e ferroviária aos maiores centros comerciais, industriais e culturais do País. Curitiba,Paranaguá, São Paulo, Santos e Rio - para citar alguns são alcançados tanto por ferrovia como por rodovia, saindo-se de Jandaia do Sul, e de onde se viaja, por asfalto, para todas as regiões mais densamente povoadas do Brasil, até o extremo Sul, O Planalto Central, o extremo Norte.

Pelo seu desenvolvimento, tornou-se logo distrito administrativo de Apucarana e, em 1949, distrito judiciário, com a instalação do Cartório de Paz . Foi elevado á categoria de Município, a 14 de dezembro de 1951, pela Lei Estadual Nª 790, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto e cuja instalação ocorreu exatamente um ano após, ou seja, a 14 de dezembro de 1952.

A Comarca de 2ª entrância foi criada pela Lei Estadual Nº 1542, de 14 de dezembro de 1953, que na época era formada pelos Distritos de Bom Sucesso e Marumbi, que posteriormente tornaram-se Municípios emancipados.

O periquito do papo-amarelo - JANDAIA - ave da familia dos psitácideos, muito estimada pelos silvícolas, deu origem ao nome da cidade: JANDAIA DO SUL. O acréscimo "Sul" veio em razão de já existir no Estado de Goiás, Município com o nome de Jandaia.



 

 


© 2010 Todos direitos reservados.