Nutrientes Essenciais para o Cérebro
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Você já parou para pensar que o funcionamento do seu cérebro está diretamente relacionado ao que você come?

O cérebro humano nutre-se de cerca de um quinto das calorias que ingerimos.

Por isso, desde a infância (e até mesmo ainda no útero materno), uma alimentação saudável e balanceada é essencial para a saúde mental.

A ansiedade, a depressão, o estresse, a obesidade emocional e as patologias degenerativas do sistema nervoso são consideradas um problema grave de saúde com crescimento endêmico expressivo na população mundial.

Algumas mudanças no cardápio podem estimular e favorecer o funcionamento do cérebro, auxiliando nos processos da memória, concentração, bem-estar e diminuindo os riscos de doenças degenerativas do sistema nervoso como o Alzheimer e o Parkinson, relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

O envelhecimento do cérebro é observado pelo declínio gradual da memória que, em maior ou em menor grau, alguns indivíduos sofrem ao chegar à terceira idade.

Esse processo sofre influência de fatores ambientais e genéticos, sendo que a alimentação é um dos fatores ambientais que podem influenciar diretamente a capacidade de memória, através de compostos antioxidantes como os micronutrientes Selênio e Zinco.

Um amplo estudo do Instituto de Educação da Universidade de Londres aponta um efeito inusitado da ingestão infantil de fast food e doces industrializados, ou seja, alimentos que escorrem calorias.

A pesquisa aponta a desobediência e a dificuldade de raciocínio entre os pequenos consumidores. Os especialistas acompanharam a rotina de 14 mil crianças em idade escolar e identificaram que as habituadas com os fast food são conhecidas pela indisciplina.

A má alimentação também foi associada a dificuldades de aprendizado e concentração na escola. Sendo assim, a alimentação tem um papel determinante no desenvolvimento cerebral e cognitivo, podendo influenciar diretamente a inteligência, a aprendizagem, a memória, a concentração, o humor, as emoções e o estado de alerta.

 


© 2010 Todos direitos reservados.