CICLO DA ÁGUA E A ESCASSEZ URBANA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Esta WebQuest deverá ser implementada no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Língua Portuguesa, por alunos do 6º Ano Fundamental. Terá início quando a temática do Ciclo da Água na Natureza for abordada na aula da matéria de Ciências Naturais.

A presente WebQuest está organizada em cinco partes:

Introdução – Faz um alerta quanto à escassez de água nos centros urbanos, compreendendo-a a partir duma correlação com o Ciclo da Água na Natureza; passando-se, pois, a estimular o aluno à realização das tarefas subsequentes. 

Tarefa – objetiva-se que o aluno, ao final, elabore um texto dissertativo acerca da “Importância do uso racional da água nos centros urbanos”.

Processo – estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem as disciplinas de Ciências Naturais e Língua Portuguesa, onde será formado duplas de trabalhos para a constituição das tarefas, as quais serão realizadas conforme adiante exposto:

  • 1ª etapa – será desenvolvida em quatro aulas de 45 min cada (total de 180 min), da disciplina de Ciências Naturais. Os alunos contam com alguns links  que apontam para páginas na Web, por meio das quais elaborarão o conhecimento a fim de responder a um questionário, o qual  sedimentará  o aprendizado  acerca do ciclo da água e sua correlação com a escassez urbana. O professor também poderá dispor aos alunos livros, revistas, vídeos, que complementem o material eletrônico disponibilizado na web.
  • 2ª etapa – será desenvolvida em duas aulas de 90 minutos na disciplina de Língua Português. Os alunos (i) discutirão e, a seguir, (ii) elaborarão um texto dissertativo cujo tema é a  “Importância do uso racional da água nos centros urbanos”.

Avaliação – no respectivo item, será exposto o processo de avaliação do trabalho ao aluno, esclarecendo-se os critérios de avaliação e consequente distribuição dos pontos. Os alunos também realizarão auto avaliação da atividade, a qual terá preenchimento e entrega por meio físico (papel) ou eletrônico (email)

Conclusão – sintetiza o conhecimento a ser absorvido pelos alunos, fazendo-se, estímulo à ampliação e aquisição de novos conhecimentos, cujos suportes podem ser encontrados na disponibilização de outros links e sites.

 OBS: Recomenda-se a leitura total da WebQuest antes que o aluno inicie sua realização.

 

 

Nas notícias linkadas abaixo, há um alerta acerca da falta de água em algumas capitais   brasileiras.

Racionamento de água no DF: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/racionamento-de-agua-no-df-volta-ao-gama-e-paranoa-nesta-quinta.ghtml

Racionamento de água em SP: http://noticias.r7.com/sao-paulo/veja-como-esta-a-situacao-do-abastecimento-de-agua-em-sp-dez-meses-apos-anuncio-de-fim-da-crise-hidrica-14012017

Diante da análise das reportagens acima, poderíamos dizer que a água do planeta está “acabando” ou vai “acabar”?

Vamos, então, aprofundar nossos conhecimentos sobre ela e descobrir porque, ultimamente, muito se tem falado em crise pela falta de água e sua relação com o desmatamento, crescimento populacional e reposição dos reservatórios.

 


© 2010 Todos direitos reservados.