O MUNDO ROMANO
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

“A matéria prima da aprendizagem é informação organizada, significativa: a informação transformada em conhecimento” 

(Moran, 2007)

 

O estudo da antiguidade clássica é sempre fascinante. Adentrar nos processos históricos que marcaram o mundo romano significa ter a possibilidade de conhecer os meandros da edificação de um dos maiores impérios já edificados e, sobretudo, procurar compreender o universo social, cultural, econômico e político a partir das relações do cotidiano. Daí a opção metodológica de utilizar a WebQuest como ferramenta do processo de aprendizagem. Afinal, o que é WebQuest (WQ)?

Trata-se de uma metodologia que procura estimular a pesquisa, o pensamento crítico e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A atividade tem como principais objetivos:

  • Desenvolver o espírito crítico e reflexivo nos alunos  por meio da  pesquisa  e  seleção  de informação  disponível  na  web  e  nos  recursos  da  WebQuest;

  • Permitir a construção do conhecimento histórico dos alunos de forma autônoma, tendo o professor como mediador do processo;

  • Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos; o gosto pela pesquisa; e o adequado tratamento da informação;

  • Proporcionar experiências diferentes de aprendizagem uma vez que o uso de recursos como a WebQuest não é uma prática frequente.


© 2010 Todos direitos reservados.