Doenças causadas pela falta de Saneamento
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

As parasitoses:

As parasitoses são as doenças que são causadas por organismos parasitas. Depois de entrar e se instalar no corpo humano ou de outro animal, tais parasitas geram doenças, podendo causar uma série de danos ao organismo e até mesmo a morte, se não existir o tratamento necessário. Os parasitas podem ser desde vermes, bactérias, vírus ou até protozoários.

Estas infecções são muito facilitadas, quando as condições de vida dos humanos e animais são precárias, sem o devido tratamento da água e dos alimentos que estes consomem, facilitando em grande escala a disseminação e desenvolvimento dessas parasitoses. Portanto, há uma grande importância do saneamento básico.

O que é saneamento básico?

O saneamento básico consiste na atividade de coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas, assim como qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. O abastecimento de água potável e o manejo de água pluvial também fazem parte das atividades nas quais se enquadram o saneamento básico.

O serviço de saneamento básico pode ser prestado por empresas públicas, como a SABESP, em São Paulo e a CEDAE, no Rio de Janeiro e em regime de concessão, por empresas privadas, como acontece com a Aegea Saneamento e suas controladas nos mais diversos Estados do País.

 

 

 



© 2010 Todos direitos reservados.