TEMA: AS PLANTAS
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

INTRODUÇÃO

Ao longo dessa exposição, vai se abordar sobre as plantas, com realce as plantas da nossa localidade, ou seja, dalgumas plantas que podemos encontrar nos nossos bairros, na nossa vila, nas nossas aldeias ou mesmo nas nossas cidades.

As plantas são muito importantes para a vida de todos nós. Elas são utilizadas para fazer remédios e chás, para a nossa alimentação, para a alimentação de outros animais e também nos dão frutos saborosos. As plantas são muito importantes porque purificam o ar quando absorvem o dióxido de carbono e libertam o oxigénio, por isso, devemos tratar as plantas com muito carinho. Daí a importância em começar a falar sobre as plantas e as suas funções desde a infância.

Por isso pedimos que continue a explorar as páginas seguintes. 


Plantas

 

 

 

 

 


Na natureza existe uma grande variedade de plantas. Elas podem ser grandes como as árvores (eucaliptos, e tangerineiras) ou pequenas tais como os arbustos (o tomateiro e o sisal) e outras são tão pequeninas, como as ervas.

As plantas são seres orgânicos que vivem e crescem, mas que, ao contrário dos seres humanos ou dos animais, não se podem mudar de um lugar para outro de forma voluntária. As árvores, os arbustos, as hortaliças e outros vegetais fazem parte do conjunto das plantas existente nas nossas localidades.

Constituição

Uma planta completa é constituída por raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

Reprodução

As abelhas visitam as flores para nelas colherem, o pólen e o néctar. O néctar, um líquido docinho serve para fazer o mel. O pólen, um pó amarelo, é transportado para a colmeia e serve de alimento.

O pólen das flores é levado pelo vento ou pelos animais de uma flor para a outra. Quando o pólen do macho cai numa flor fêmea, misturam-se assim nascerão novas plantas.

Importância

  • As plantas dos jardins embelezam as casas e as ruas.
  • As farinhas vêem de milho e mandioca

Da palmeira pode-se tirar o dendém para fazer óleo de palma.



© 2010 Todos direitos reservados.