APRENDIZAGEM SOCIAL DE ALBERTO BANDURA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/14039/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

INTRODUÇÃO

 

O meio social em que vivemos faz parte da nossa vida e contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento humano. A família, a escola, a comunidade são grupos sociais aos quais somos inseridos em determinadas fases do desenvolvimento e que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. De modo a compreender a importância do meio social para a aprendizagem falaremos agora da teoria da aprendizagem social de Albert Bandura. Albert Bandura é um psicólogo cognitivo, de origem canadense, da Universidade de Stanford, que criou a Teoria Social Cognitiva que inicialmente era conhecida como Teoria da Aprendizagem Social.

Para o presente trabalho, foi definido como objectivo geral:

  • Analisar os factores que influenciam na aprendizagem social.

Tendo em vista o alcance do objectivo geral, foram definidos os seguintes objectivos específicos:

  • Identificar os fundamentos teóricos que sustentam a aprendizagem;
  • Caracterizar a influência da aprendizagem social .

Para a efectiva realização deste trabalho fizermos algumas pesquisas bibliográficas. Ao traçarmos as metodologias ficaram mais claros os passos a dar para a concretização do trabalho com mais rigor científico. Em educação, “a investigação qualitativa assume muitas formas e pode ser conduzida em múltiplos contextos, privilegiando a compreensão dos comportamentos a partir das perspectivas dos sujeitos da investigação”. A escolha desta metodologia de pesquisa partiu da necessidade de investigar um determinado fenómeno em toda sua complexidade e em contexto natural.

Pesquisa bibliográfica, para Marconi e Lakatos, (2002, p. 19). ‘‘É um método que visa à busca de informações bibliográficas, permitindo navegar nas variadas obras de diferentes autores, a fim de obter informações relacionadas com o problema em estudo para que, de forma lógica e criativa, se possa fazer crítica e estabelece comparações do tema a ser estudado”. Este método, possibilitou a busca de dados bibliográficos dos diferentes autores, a fim de adquirir informações do tema em estudo.

Este trabalho, está estruturado da seguinte forma: uma introdução (onde fizemos uma breve abordagem aos aspectos inerentes ao trabalho), desenvolvimento (onde falamos e tudo que está relacionado ao tema) e uma conclusão.

Palavras-chave: aprendizagem, ensino-aprendizagem e sociedade.

 


© 2010 Todos direitos reservados.