Juros Simples
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Você já deve ter ouvido ou presenciado aquela situação de quando as pessoas emprestam dinheiro, sempre tem aquela brincadeira de falar “vamos cobrar juros!”. Pois bem, por você ter emprestado esse dinheiro por um determinado período é comum receber um “prêmio” por isso, este “prêmio” em matemática financeira se chama juros. Mas os juros não estão relacionados somente com empréstimos. Os juros aparecem na compra de mercadorias, serviços, investimentos e em inúmeras atividades econômicas. Em outras palavras, juros é aquilo que você paga por não ter o todo dinheiro na aquisição de um bem ou na contratação de um serviço.

O cálculo dos juros depende de alguns fatores como, o valor inicial, tempo de empréstimo, seu histórico financeiro, valor final (montante), entre outros. Geralmente esse cálculo é expresso por meio de um índice denominado taxa de juros que será representado por uma porcentagem ou por sua representação decimal.

Muitas vezes as pessoas se iludem pelo fato das taxas de juros serem pequenas ou pelo preço baixo na parcela de um eletrodoméstico por exemplo, e acabam pagando um preço muito mais alto do que realmente aquele produto ou serviço vale e acabam comprometendo seu orçamento e sua saúde financeira.

Nesta Webquest trataremos de um tipo específico de juros, os juros simples. Vamos explorar em que situações esses juros aparecem no dia-a-dia e como calculá-los.


© 2010 Todos direitos reservados.