Aprendizagem Cooperativa
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/14136/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Ao falar de aprendizagem cooperativa na sala de aula é possível fazer algumas observações quanto a estrutura de funcionamento do assunto ora tratado. Para Maçada e Tojiboy (1998) “o conceito de cooperação é mais complexo, pois pressupõe a interacção e a colaboração, além de relações de respeito mútuo e não hierárquicas entre os envolvidos, uma postura de tolerância e convivência com as diferenças e um processo de negociação constante”. Cabe ainda frisar o que as autoras dizem a respeito: “Para existir cooperação deve haver, interacção, colaboração, mas também objectivos comuns, actividades e acções conjuntas e coordenadas” (MAÇADA e TIJIBOY, 1998). Um dos primeiros pesquisadores dessa área foi o Dr. Spencer Kagan, que desenvolveu uma abordagem estrutural na qual há a criação, análise e aplicação sistemática de estruturas que podem ser usadas para todas as matérias, nas diferentes séries e em vários momentos de uma aula, isto é, foram criadas diversas estratégias que podem ser aplicadas com quaisquer assuntos ou tópico de discussão, para qualquer faixa etária. Basta ao professor escolher a estrutura mais adequada para aquela situação de aula e integrá-la ao seu conteúdo ou tema.


© 2010 Todos direitos reservados.