ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Hoje, vamos falar do Ensino da Língua portuguesa aos alunos da 1ª, tendo em conta que na primeira classe, a Língua Portuguesa visa fornecer à criança os mecanismos elementares da língua ao nível da leitura e da escrita. Sendo assim, nesta classe o docente terá a preocupação de trabalhar o texto oral e escrito, do qual extrairá a frase que terá palavra ou palavras que, por sua vez, terão o som e as letras em estudo. É um processo longo e estruturado que exigirá muito trabalho e perícia aos docentes. Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário elaborar o presente programa que guiará o processo de ensino-aprendizagem na primeira classe do Ensino Primário.

O ensino da Língua Portuguesa na primeira classe deverá desenvolver as capacidades de compreensão e expressão oral, no âmbito do desenvolvimento global da criança, através da abordagem integrada de todas as áreas curriculares.

Na primeira classe privilegia-se a oralidade, o que não significa que se ignore a escrita. No entanto, considera-se indispensável que só após uma primeira integração da criança no “universo da palavra falada” se passe a desenvolver as capacidades de compreensão e expressão escrita, que permitirão à criança integrar-se no espaço privilegiado da aprendizagem até aí desconhecido, a escola.

 


© 2010 Todos direitos reservados.