PRÁTICA DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/14223/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

A WebQuest se constitui em uma atividade de aprendizagem educacional que orienta o aluno/professor a interagirem com os recursos da internet, como um meio cooperativo de ensinar e aprender, por exemplo, a gostar ler usando a criatividade e procurando estimular as atividades desafiadoras de aprendizagem. 

O modelo WebQuest foi desenvolvido por Bernie Dodge com Tom March no Departamento de Tecnologia Educacional da Universidade Estadual de San Diego (SDSU) nos Estados Unidos por volta de 1995. Trata-se de um modelo de pesquisa orientada, focada, na busca de informações para resolver uma situação problema, realizada no espaço da Internet (World Wide Web). Ou até mesmo, sobre o problema leitura escolar que não tem atraído os seus alunos para o uso da leitura.

Sabe-se que a leitura é um processo constante, instrumental e básico no ensino da língua. Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no estímulo à leitura. Muitas vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro, sendo indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade de conhecer este mundo mágico. Dar oportunidades para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola.

 A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fazendo com que a maioria delas não consiga ter acesso à escrita, então por que tantas crianças não possuem o hábito da leitura e de forma a escola pode contribuir para a aquisição e gosto pela mesma? O educador perante esse questionamento deve desenvolver estratégias eficientes, capazes de estimular tal hábito. Para isso, é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa.

 


© 2010 Todos direitos reservados.