Aula I: Introdução à Psicanálise
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

A psicanálise de Freud, é uma ferramenta teórica de intervenção da alma ('psique') criada por Sigmund Freud (1856-1939, neurologista austríaco). A psicanálise trabalha as questões subjetivas do ser, necessitando uma boa introdução para que os conceitos sejam aprendidos com fundamentação científica, sem perder a singularidade do sujeito analisando.
  1. O curso da Escola Superior de Formação em Psicanálise Contemporânea - ODePsiHumana/Departamento Acadêmico de Pesquisa das Técnicas Terapêuticas, Psíquicas e do Desenvolvimento Humana é mantida pela Associação Brasileira de Tecnólogos e tem como objetivo:
  • Proporcionar o primeiro contato com os principais conceitos da Psicanálise;
  • Apresentar o pensamento Freudiano e evolução da psicanálise até os dias atuais;
  • Introduzir o aluno no debate acadêmico dos principais conceitos psicanalíticos que contribuem para a construção de uma reflexão teórico-clínico;
  • Apresentar o universo das práticas clínicas fundamentada psicanaliticamente para profissionais das diversas áreas do conhecimento, fazendo da psicanálise um campo de muitas possibilidades analíticas e de cura pela palavra.                                                                                                
  • Método terapêutico criado por S. Freud, empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.

© 2010 Todos direitos reservados.