Equilibrio químico
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Recentemente a população mundial atingiu 7 bilhões de habitantes. A previsão que para 2050 sejamos no mundo 9 bilhões de pessoas. Estimavivas revelam a necessidade de produzir, nos próximos 40 anos, a mesma quantidade de alimento produzida nos últimos 8000 anos. Este é o grande desafio para a agricultura mundial: produzir alimentos, fibras e energias suficientes para a demanda desta crescente e, cada vez mais, exigente população.

Nosso planeta não possui area de plantio suficiente para alimentar toda a população, a Química então possui um papel importante no enriquecimento e produtividade do solo. No final do século XIX estudiosos ja previam que a uso de fertilizantes de fontes não renováveis iriam acabar, foi então que i cientista alemão Fritz Haber surgi para mudar a forma de produção de fertilizantes, ele juntamento com Bosch conseguiram sintetizar a amônia, Fritz estudou a reação e descobriu que através do deslocamento de equilibrio de reação conseguiria sintetizar a amônia.

 

 

O estudo dos deslocamentos de equilíbrio foi desenvolvido pelo químico francês Le Chatelier, que diz 

"Se uma perturbação é aplicada a um sistema em equilíbrio, o sistema se desloca, se possível, no sentido de anular a perturbação"

Os fatores que inflenciam no deslocamento de euqilíbrio são:

  • Concentração;
  • Temperatura;
  • Pressão.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.