As filósofas na Idade Média?
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/14676/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Oi querid@s!!!

Nossa disciplina falará sobre as mulheres na Idade Média, em especial áquelas que saíam do padrão destinados a elas, mais conhecidas como 'Beguinas' e porque não serem (re)conhecida como filósofas, como é o caso de Marguerite Porete. 

Vamos nos situar?! 

É sabido que a Idade Média foi marcado pelo fervor religioso, onde a ênfase do ministério cristão estava voltada apenas aos homens. Foi a partir dos movimentos reformadores que tinham como destaque a profecia e o evangelismo, que abriu-se espaço teologicamente permitido para que as mulheres pudessem desenvolver sua espiritualidade, embora a vida religiosa regular excluísse as mulheres da pregação. Mas, um grupo de mulheres, conhecidas como beguinas, não estavam satisfetas em viver uma espiritualidade de forma passiva, pelo contrário, dedicavam-se ao estudo e ensino das Sagradas Escrituras, atividades destinadas apenas aos homens, em especial alguns filósofos. 

Vamos refletir nessa disciplina sobre:

* As vozes femininas na Idade Média

  * Quem eram as mulheres que insistiam em desobedecer os dogmas da igreja?

  * O que foi realmente a inquisição/qual seu verdadeiro objetivo? 

  * Por que somente os homens podiam dedicar-se ao estudo e ensino?

  * Onde estão as Filósofas medieval?

  * Marguerite Porete: Mulher medieval, Escritora e Filófofa. 

 

Esses são alguns dos pontos que discutiremos no decorrer dessa disciplina, espero que gostem! 

 

Professora: Valkíria Oliveira de Melo

 


© 2010 Todos direitos reservados.