Produção, Consumo e Descarte de Resíduos Sólidos
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Produção 

Vivemos em uma sociedade capitalista, que produz mercadorias com valor de uso, de troca e de venda, sempre visando o lucro. Para tanto, é de interesse que cada vez mais mercadorias sejam produzidas e fiquem obsoletas rapidamente. 

 

Consumo 

Tudo que é produzido pelas indústrias precisa ser consumido pela população para que o sistema capital continue girando e gerando lucro aos grandes empresários e atendendo aos interesses do governo. Para influenciar as pessoas a comprar produtos novos usam-se diferentes estratégias como a obsolescência programada, a moda, recursos de publicidade e propaganda e influencia da mídia.

 

Descarte de Resíduos Sólidos

Com o sistema de produção e consumo que adotamos geramos um volume absurdo de resíduos sólidos diariamente. Esses resíduos têm diferentes classificações de acordo com o material de que são constituídos e de seus possíveis destinos. O certo é que muito do que tratamos como "lixo" pode ser o "luxo" para alguém, portanto necessitamos compreender os processos de reutilização e de reciclagem para atuarmos de maneira consciente sobre o ambiente socioambiental do qual fazemos parte.

 


© 2010 Todos direitos reservados.