UM POUCO DE HISTÓRIA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/14906/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

UM POUCO DE  HISTÓRIA

     Desde quando surgiram os primeiros seres humanos, na África entre 4 e 6 milhões de anos atrás, a História passou a existir. Podemos dizer que a história é a ciência que estuda a ação dos seres humanos ao longo do tempo.

     A História é como se fosse um diário que buscar registrar todos os acontecimentos provocados pelos seres humanos desde seu surgimento até os dias atuais.

     Uma das maneiras mais importantes de datação criadas pelas sociedades são os CALENDÁRIOS. Estes podem ser caracterizados de várias maneiras dependendo da sociedade que o criou. Existem mais de 40 calendários criados pelos povos do passado, porém, a maior parte deles não é mais usada.

     Alguns calendários ainda estão em pleno funcionamento, como é o caso do CALENDÁRIO ISLÂMICO com base no movimento da Lua, o CALENDÁRIO HEBREU que utiliza tanto o movimento da Terra em torno do Sol, como da Lua em volta da Terra, ale, do CALENDÁRIO GREGORIANO que é de origem romana.

     O calendário mais conhecido e utilizado no mundo é o GREGORIANO, criado durante o Império Romano. Este calendário faz a datação do tempo a partir do ANO UM que começa com o NASCIMENTO DE CRISTO. Neste calendário os acontecimentos importantes e toda história da humanidade estão classificados em ANTES DE CRISTO (a.C.) e DEPOIS DE CRISTO (d.C.).

     Para facilitar a compreensão dos acontecimentos relacionados à humanidade, vários estudiosos costumam dividir a história do homem em momentos que se costumam chamar de PERÍODOS HISTÓRICOS.

     Os períodos históricos são: PRÉ-HISTÓRIA, IDADE ANTIGA, IDADE MÉDIA, IDADE MODERNA E IDADE CONTEMPORÂNEA. Esses períodos são divididos por marcos ou grandes acontecimentos históricos que tiveram grande importância para as sociedades.

     Outra forma importante de datação de tempo e de acontecimentos da história é o agrupamento dos anos em DÉCADAS, SÉCULOS E MILÊNIOS. Desta forma temos:

UMA DÉCADA = 10 anos

UM SÉCULO = 100 anos

UM MILÊNIO = 1000 anos

     O agrupamento de anos mais usado pelos historiadores é o SÉCULO que geralmente é representado por algarismos romanos (I = 1, V = 5, X = 10, L = 50, C = 100). Diz-se que um determinado acontecimento ocorreu em um determinado século que não se deseja mencionar ou não se tem uma data precisa do ocorrido.

     O HISTORIADOR é o cientista que busca compreender os acontecimentos do passado, utilizando como base FONTES e VESTÍGIOS HISTÓRICOS, que são todas as marcas deixadas pelos povos que viveram no passado como objetos, pinturas, gravuras, documentos, objetos e etc.


© 2010 Todos direitos reservados.