Papel das refinarias de petróleos
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

As refinarais são complexas instalações indústrias, compostas por unidades de processos devidados em processos de separação, conversão, tratamento e auxíliares, que são utilizados para transformar o petróleo bruto em produtos petrólíferos.

O petróleo bruto é uma complexa mistura líquida de compostos orgânicos e inorganicos em que perdominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos (Neto e Gurgel, 2004).

O potencial energético do petróleo bruto para ser aproveitado ao máximo, deve ser transformado em produtos petróliferos. Esta transformação ocorre nas refinarias. É a indústria de refinação que permite fraccionar o petróleo bruto num conjunto de produtos muito valiosos para o mundo em que vivemos.

Segundo GOMES (2011, p, 439) a refinaria é o centro deste processo que, de uma forma simplificada, pode ser descrito como uma destilação do petróleo bruto em vários compostos. A refinaria é uma combinação organizada de instalações de processos físico-química, linhas de transporte e tanques de armazenagem de petróleo bruto e produtos refinados.

Pode dizer-se que que a função da refinaria é receber o petróleo bruto, dividi-lo em várias fracções, que podem ainda ser aubmetidas a processos físicos-químicos de onde resultam muitos produtos de interesse comercial importantes do nosso dia-a-dia.

 

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.