Resenha crítica
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/13543/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Toda resenha é a descrição de um objeto (seja um obra literária, um filme ou uma apresentação artística) e seu papel é justamente apresentar o tema analisado. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

Ela é um pequeno resumo no qual propõe a exposição de ideias, agregado ao juízo de valor do autor, ou seja, sob a ótica do emissor.

Elaboração da Resenha Crítica: Passo a Passo

A resenha é uma análise interpretativa e, por isso, faz-se necessário atentar ao tema que será discorrido e, além disso, as considerações pessoais sobre o objeto analisado.

Assim, se a resenha será de uma peça de teatro é muito importante que você vá assisti-la e crie seu próprio juízo de valor a respeito do tema.

Da mesma forma, se a tarefa for fazer uma resenha crítica de um livro, faz-se necessário a leitura e uma análise sobre a obra.

Para produzirmos uma resenha devemos seguir os seguintes passos:

  • Escolha do tema a ser analisado;
  • Aprofundamento e contextualização do tema;
  • Argumentação e criação de um juízo de valor ou opinião pessoal sobre o tema.

No último tópico, observe que não precisamente o discurso aparecerá em primeira pessoa (eu), mais comum, aparecer em terceira pessoa (ele, ela, você).

Outros elementos importantes para a elaboração de uma resenha crítica são: conhecimento sobre o autor e sua obra bem como a relação com outros textos, conceitos e autores.

Dessa forma, vale ressaltar que quanto mais o resenhista amplia os conhecimentos que envolvem o tema, a resenha ficará muito melhor.

A resenha segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, é um texto flexível e pode não seguir essa regra.

Destaca-se que, quando uma resenha crítica é feita de uma obra, deve-se colocar a referência bibliográfica e as informações sobre o autor.

 


© 2010 Todos direitos reservados.