Mecânica aplicada e suas aplicações (Pontes,)
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/14953/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

A Mecânica Clássica apresenta dois ramos básicos, que são a Mecânica Teórica, ou a Mecânica dos Corpos Rígidos e a Mecânica dos Meios Contínuos ou a Mecânica dos Corpos Deformáveis. Esta, por sua vez, subdivide-se na Mecânica dos Sólidos e na Mecânica dos Fluidos.

A Mecânica dos Corpos Rígidos subdivide-se em Estática e Dinâmica. A Mecânica dos Sólidos contem várias disciplinas entre os quais Estabilidade das Estruturas, Resistência dos Materiais, Teoria da Elasticidade, etc.

Uma de suas aplicações pode-se ver nas pontes.
A Construção de ponte treliçada capaz de suportar 30 kilos, é uma actividade acadêmica na qual os estudantes do 2º ano do curso de electromecânica. Com objectivo de aplicar conhecimentos básicos de Mecânica Aplicada e Resistência Materiais para resolverem problemas de Engenharia. E também desenvolver habilidades, incentivando os estudante à investigação científica.
Sabe-se por experiência que as pontes são de grande relevância no desenvolvimento de uma região, a construção de pontes permite interligar pontos não acessíveis, separados por rios ou outro obstáculos naturais ou artificiais. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e, eventualmente, de pedras. As pontes foram construídas utilizando materiais diferentes tais como: massa alimentar, palitos de picolé, palitos de vassoura de palmeira, condutor eléctrico de 1 mm. As 4 pontes treliçadas foram dimensionadas com o objectivo de suportar 30 kg. Durante a construção da ponte analisou-se de que forma os esforços atuam de facto em uma estrutura real, fez-se os ensaios destrutivos.

© 2010 Todos direitos reservados.