Comunicação Estratégica
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


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Esta pesquisa tem como objectivo relacionar a comunicação com os empregados – também tratada nesse artigo como comunicação interna – com a gestão estratégica da organização. O pressuposto é de que a comunicação interna, compreendida como um recurso da organização é capaz de afectar a maneira como os empregados se identificam com a organização. Além disso, quanto mais identificados são os empregados, maior o alinhamento destes aos objectivos organizacionais, o que contribui para construção de vantagem competitiva sustentada. Recursos são entendidos como os activos estratégicos de uma organização que apresentam atributos como valor, raridade, imitabilidade imperfeita e a condição de não serem substituíveis (BARNEY, 1991).

Busca-se compreender, em primeiro lugar, qual a medida da satisfação dos empregados da empresa com a comunicação a eles dirigida. Em seguida, verifica-se o quanto a comunicação com o empregado é percebida, pelo grupo de gerentes e supervisores da empresa, como recurso estratégico da organização, contribuindo de forma específica e única para a obtenção de vantagem competitiva sustentada e ainda como a satisfação com a comunicação afecta a identificação do empregado para com a organização.

O papel da comunicação, de estabelecer o diálogo da organização no âmbito externo e interno, ganha força e importância quando se verifica que tanto empresários quanto empregados, têm consciência sobre a complexidade do ambiente mundial e, por consequência, de suas influências sobre o ambiente organizacional.

Freitas (2004, p. 40) refere-se ao ser humano nas organizações como o produto de um meio cultural dinâmico, de uma sociedade globalizada, que exige dos indivíduos “mais flexibilidade, pouca resistência às mudanças, novas relações e poder, mais e mais conhecimento”. É neste contexto que a comunicação se coloca como um dos processos capazes de facilitar o entendimento, a cooperação e o comprometimento das pessoas com os valores da organização. O sistema de comunicação de uma organização é considerado como essencial para o cumprimento de suas funções administrativas.

Thayer (1976, p. 20) afirma que “a comunicação que ocorre dentro da organização e dela com o meio ambiente definem e determinam as condições de sua existência e a direcção de seu movimento”.

 

 

 


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