O Enfoque Difusionista
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A ideologia de modernização no meio rural, originalmente, iniciou-se no EUA em meados da década de 50 do século passado com o escopo de mudar a mentalidade tradicional das populações rurais, principalmente, as populações dos países subdesenvolvidos, pela combinação dos meios de comunicação em massa e de influência interpessoal de agentes de desenvolvimento (THIOLLENT, 1984).

Na prática, toda essa ideologia, tomou vigor com Nelson Rockefeller ao defender a participação do capital americano no desenvolvimento econômico dos países hospedeiros (DARLYMPLE, 1968, p. 3-5 apud OLIVEIRA, 1999), principalmente aos países da América Latina, como a Venezuela, rica em recursos naturais como o petróleo e o Brasil pelas vastas terras virgens da Amazônia, visando à colonização e agroindustrialização destes.

No Brasil, o modelo difusionista de inovações apoiado por Rockefeller foi incorporado pelo Estado, a fim de desenvolver o setor agrícola e criar programas nos moldes dessa concepção por meio de comunicação em massa e de influência interpessoal de agentes de desenvolvimento, conforme já citado por (THIOLLENT, 1984).

Entretanto, todo o avanço proporcionado pela implantação de modelos difusionistas na América Latina, em especial no Brasil, trouxeram benefícios e danos, como, por exemplo, invasão cultural, dominação de classes, modernização da agricultura, tecnologias, etc..

 


© 2010 Todos direitos reservados.