A adolescência e trabalho
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/15148/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

INTRODUÇÃO – Adolescência e Trabalho Precoce

 A questão do trabalho adolescente é complexa, estando associada principalmente à pobreza, à desigualdade e à exclusão social existentes em muitos países. Outros fatores de natureza cultural, econômica e de organização social da produção implicam também pelo seu agravamento.

Em Angola, existe de forma diferente nas provincias, uma cultura de valorização do trabalho com o intuito de retirar adolescentes da ociosidade e possível marginalidade. Temos também fatores vinculados a formas tradicionais e familiares de organização econômica, especialmente a agrícultura, na qual a mão-de-obra infantil auxilia na renda familiar.

Importam nesse contexto não apenas números, que mostram a inserção precoce de adolescentes na força de trabalho, mas também a natureza do trabalho em particular, pelas condições em que se realiza e pelos riscos e abusos a que são submetidos em seu exercício. Há ainda crianças que participam de atividades ilegais como a prostituição e tráfico de drogas.

A criança trabalha, muitas vezes, em circunstâncias que comprometem sua saúde física e psíquica, uma vez que esse trabalho pode assegurar apenas comida para sobrevivência, enquanto a educação passa a ser um luxo inacessível e o futuro torna-se incerto. A escola possui um papel fundamental na sociedade. Historicamente, ela tem a função de inserir o indivíduo ao meio em que vive.

  


  

 

  

 


© 2010 Todos direitos reservados.