A LOGÍSTICA REVERSA
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Dentre as atividades empresariais, a área da logística é a responsável pelas ações de armazenagem, transporte, abastecimento e distribuição de produtos, definindo o fluxo do produto, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor.

A logística influencia na forma como as organizações estabelecem suas diretrizes para enviar o produto ao cliente, assim, tem como responsabilidade de direcionar o produto certo no momento certo, tornando o processo eficaz e agregando valor ao produto e ao cliente.

Para um direcionamento eficaz do sistema logístico é necessário preparo suficiente para planejar, programar e controlar os fluxos logísticos, sobretudo quando trata do sistema reverso da logística que tem por objetivo tratar de todas as informações referentes ao retorno dos bens pós-venda e pós-consumo.

A logística reversa é a área da logística empresarial responsável pelas ações dadas ao retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ponto de origem através dos canais de distribuição reversos.

No contexto empresarial pode-se dizer que a implementação de um sistema reverso de logística agrega valor econômico, ambiental, social, de localização e legal à organização ao adequar meios de reintegração de materiais/produtos ao ciclo produtivo.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.