NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Nos deparamos com um universo muito vasto, promissor e até mesmo necessário acerca dos avanços que a nanotecnologia pode oportunizar às condições humanas em diversas áreas.

Lembram do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço? Esta será uma odisséia ao contrário. Uma viagem do homem para o mais ínfimo.

Manipular o átomo e molécula abre possibilidades infinitas ao homem em todas as áreas. A previsão para daqui uma década prevê mudanças significativas, principalmente Avanços na medicina. Não seria o caminho percorrido pelo personagem no filme: O Homem Bi Centenário, que busca a humanização, mas um caminho onde o mesmo poderá ser meio máquina, meio humano?

Esta procura pelo que chamam "tijolo inicial da humanidade" preocupa os pensadores há vários séculos. Os avanço tecnológicos permitiram ao homem manipular o átomo, com isto manipular o mundo. Quanta esperança pode estar aí para a humanidade! Tudo o que víamos em filmes e para nós seria na época algo irreal, em poucos anos pode estar fazendo parte do nosso dia a dia. Lembram do filme viagem fantástica? Na época poderia julgar-se possível tal viagem? Hoje já temos nanorobos capazes de navegar na corrente sangüínea. Consideramos significativas as possibilidades na área médica. Medicamentos agindo diretamente no foco de doenças como câncer, agindo também no sistema circulatório podendo também causar uma uma reestruração do organismo, no monento que pode agir diretamente em gens e modificar o DNA. Quanto sofrimento poderá ser evitado, quantas vidas salvas! E a miniaturização dos equipamentos: pequenos e potentes? O futurólogo Raymond Kurzweil, já prevê o homem conectado a um computador fazendo download da internet diretamento ao cérebro!

A nanotecnologia consiste nos estudos e na manipulação da matéria em escala atômica e molecular. O nome dado a essa nova tecnologia deriva do termo nanômetro, que corresponde a um bilionésimo do metro (0,000000001 m), e foi definido pela Universidade Científica de Tóquio, em 1974. Costuma ser comparada com o tamanho de um átomo ou de uma bola de gude diante do planeta Terra. Com seu conhecimento em várias áreas da ciência, é possível produzir medicamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais, materiais mais resistentes, computadores com maior capacidade de armazenamento. 

Objetivo:
Esta atividade pretende estimular a pesquisa, a construção do conhecimento e instigar a busca por informações sobre aplicações de diversas formas de nanotecnologia

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.