Conhecendo as Tecnologias no mundo das frações
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/15684/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

O que é fração?

É um modo de representar as partes pelas quais um objeto foi dividido. Assim, toda fração representa uma divisão e um número racional.

Existem diversas definições para frações, que são utilizadas de acordo com as necessidades didáticas do público-alvo. As mais usadas são:

  • Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;
  • Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor;
  • Uma fração é um número racional.

 

Frações: Partes de um inteiro

Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.


A fração que representa uma dessas quatro partes é a seguinte:

1
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um quarto.

 

fração que representa toda a maçã, que foi dividida em quatro partes iguais, é a seguinte:

4
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: Quatro quartos.

 

As frações devem ser nomeadas a partir dessa lógica até o denominador 10. A partir do denominador 11, temos: 11 avos, 12 avos... Por exemplo:

 1  
12

Essa a fração é um doze avos.

 

A parte de cima de uma fração – que representa as partes em questão de um objeto que foi dividido em partes iguais – equivale ao dividendo de uma divisão e é chamada de numerador. Já a parte de baixo – que representa a quantidade de partes em que um objeto foi dividido – equivale ao divisor de uma divisão e é chamada de dividendo.

 

Frações: Números racionais

O conjunto dos números racionais é composto por qualquer número que possa ser escrito na forma de fração. Assim, os representantes desse conjunto são os seguintes:

  • Qualquer número inteiro;
  • Qualquer número decimal finito;
  • Qualquer dízima periódica (Todas as dízimas periódicas podem ser escritas na forma de fração. Para isso, sugerimos a leitura do texto fração geratriz).

 

Frações equivalentes e simplificação

Frações equivalentes são aquelas que representam o mesmo número racional. Isso significa que elas possuem o mesmo valor. Por exemplo:

4 = 8
2    4

Ambas as frações representam o número inteiro 2.

 

Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar numerador e denominador de uma fração pelo mesmo número (pode ser qualquer número, a não ser que o problema exija algum específico). Por exemplo:

3·4 = 12
7·4    28

Como numerador e denominador foram multiplicados pelo mesmo número, as frações três sétimos e doze vinte e oito avos são equivalentes.

O processo de divisão pelo mesmo número também pode ser utilizado para encontrar frações equivalentes. Quando esse processo é utilizado, dizemos que a fração foi simplificada. Por exemplo:

36:12 = 3
48:12    4

Se o resultado da simplificação for uma fração que não pode mais ser simplificada, ela será chamada fração irredutível.


Operações com frações


  • Multiplicação de frações:

Para multiplicar frações, basta multiplicar numerador por numerador e denominador por denominador. Por exemplo:

2·3 =  6  
4 9    36


  • Divisão de frações:

Para dividir frações, reescreva a divisão como uma multiplicação conservando a primeira fração intacta e invertendo numerador e denominador da segunda. Por exemplo:

2:3 = 2·9 = 18
4 9    4 3    12


  • Adição e subtração de frações:

Se as frações possuem denominadores iguais, apenas some (ou subtraia) o numerador, conforme o exercício indicar. Por exemplo:

2 + 3 = 2 + 3 = 5
3    3       3       3

Se as frações possuem denominadores diferentes, é necessário encontrar frações equivalentes a elas, e também resolver através do MMC (mínimo múltiplo comum) que possuam denominadores iguais para depois somá-las.

 



 


© 2010 Todos direitos reservados.