Cadeia Alimentar - 1
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/15785/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Olá!! Você conhece uma  cadeia alimentar? Sabe o que é?

Cadeia alimentar é a sequência unidirecional de matéria e energia trocada entre os seres vivos através da alimentação. Desta forma, os organismos vivos dependem uns dos outros para sobreviver nos diferentes ecossistemas.

A energia e os nutrientes utilizados por todos os seres, através da cadeia alimentar, vai se perdendo no momento de cada transferência, na forma de calor que não é reaproveitável.

Sendo assim :

Elementos da cadeia alimentar: níveis tróficos

A cadeia alimentar é composta por três principais grupos de seres vivos: os produtores, os consumidores e os decompositores. 

Cada um deles representa um nível trófico do fluxo de energia transmitido através da alimentação. O primeiro nível trófico é formado pelos produtores e o último são os decompositores.

Produtores

Este é o primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Os produtores são aqueles que produzem o seu próprio alimento (autótrofos), seja através da fotossíntese ou quimiossíntese. 

As plantas e os plânctons são os principais exemplos de organismos produtores, pois utilizam os nutrientes do solo e da luz solar para obter energia de modo autossuficiente. 

Os organismos produtores serão sempre a base da cadeia alimentar e os seres com maior quantidade de energia. 

Decompositores

Por fim, na última fase trófica da cadeia alimentar, estão os decompositores. Estes são seres que decompõe a matéria orgânica morta, retiram os nutrientes que necessitam para sobreviver, e devolvem ao meio ambiente aquilo que é necessário para recomeçar o ciclo.

Mesmo pertencendo ao último nível trófico da cadeia alimentar, os decompositores estão presentes em todos os outros níveis. Por exemplo, quando um animal que seja consumidor primário morre, os organismos decompositores agem na decomposição da matéria orgânica deste. O mesmo ocorre se morrer um secundário ou terciário. 

As bactérias e os fungos são alguns exemplos de organismos decompositores presentes na maioria dos ecossistemas. 

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.