Unidades de medida aplicadas à Gestão Rural
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

 

Mas afinal o que significa um 25 m²?

O metro quadrado não é nada mais do que uma unidade de medida. Em matemática tudo o que pode ser medido é chamado de grandeza: a profundidade de um rio, a altura de um edifício, a espessura de um fio de cabelo, a capacidade de uma bacia, a massa de uma maçã, o comprimento de uma corda, a velocidade de um navio...

Você deve estar estranhando ‘massa de uma maçã’, não seria o peso de uma maçã? No cotidiano, costumamos nos referir ao ‘peso’ utilizando como unidade de medida o quilograma (Kg). É importante saber que peso e massa são conteúdos físicos e matemáticos diferentes! O peso de um corpo ou de um objeto, é fornecido pela massa levando-se em consideração a atração gravitacional. Assim, na verdade, quando você sobe em uma balança, na realidade, os dígitos ou o ponteiro indicam a sua massa naquele momento. 

Medir uma grandeza é compará-la com outra grandeza previamente definida, que é usada como unidade de medida. Todas as medidas tem uma unidade de medida padrão, que é uma quantidade específica de uma grandeza física, invariável, aprovada pela ciência. A unidade padrão utilizada para medir a área ou a superfície é o metro quadrado (m²). Um metro quadrado (1 m²) corresponde à medida da superfície de um quadrado de lados medindo um metro.

 


© 2010 Todos direitos reservados.