Aula 1: Introdução à Química Orgânica
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

 

Webquest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da internet. Criada por  Berni Dodge - 1995, hoje conta com mais de 10 mil páginas da Web. A WebQuest é uma atividade que serve para incentivar os alunos a utilizarem a internet no seu estudo. Serve para alunos do ensino fundamental, médio e superior. Essa atividade tenta também fazer com que o aluno desenvolva um pensamento reflexivo, crítico e criativo.

 

 

 

Agora que você já sabe o que uma Webquest, vamos utilizá-la no estudo da Química

 

 

 INTRODUÇÃO

 

Resultado de imagem para sintese da ureia wohler

Figura 1: Wohler- síntese da ureia

 

A química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos carbônicos ou os compostos orgânicos, que são aqueles formados por átomos de carbono. Em suma, a química orgânica consiste no estudo dos compostos de carbono. Os compostos orgânicos são os que apresentam carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. São exemplos: as proteínas, os glicídios, lipídios, vitaminas e enzimas.

Histórico da Química Orgânica

       O início do estudo da Química Orgânica data da metade do século XVIII, quando acreditava-se que os compostos orgânicos eram somente sintetizados pelos organismos vivos. Ao mesmo tempo, os compostos inorgânicos eram aqueles originários de organismos não-vivos, os quais pertenciam ao Reino Mineral.

        A Teoria da Força Vital postulava que as substâncias orgânicas não poderiam ser sintetizadas em laboratório, pois apenas os organismos vivos possuíam a energia necessária para isso. Porém, em 1828, o químico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882) sintetizou a ureia em laboratório a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio. Com isso, ele demonstrou que nem sempre os compostos orgânicos são originários de organismos vivos.A partir daí, a Química Orgânica passou a se referir apenas ao estudo dos compostos de carbono.

Características do Carbono

O carbono é o elemento químico principal que forma todos os compostos orgânicos. Ele é um ametal e conforme a tabela periódica, possui as seguintes características:

  • Massa atômica (A) igual a 12;
  • Número atômico (Z) igual a 6;
  • Configuração eletrônica: K = 2 e L = 4;
  • Distribuição eletrônica em estado fundamental: 1s2 2s2 2p2;
  • Apresenta quatro elétrons na camada de valência;
  • Pode formar quatro ligações covalentes;
  • Pode formar cadeias curtas ou longas e com várias disposições;
  • Alta capacidade de se ligar a outros átomos.

 

 

TIPOS DE ÁTOMOS DE CARBONO NA CADEIA CARBÔNICA

O carbono é classificado de acordo com a posição que ocupa na cadeia carbônica. Ele pode ser primário (ligado a um carbono), secundário (ligado a dois carbonos), terciário (ligado a três carbonos) ou quaternário (ligado a quatro carbonos).

 

Classificações do carbono (Foto: Colégio Qi)

 

 

 

Agora vamos fazer alguns exercícios...

Valendo ponto é claro !!

Resultado de imagem para bonecos 3d


© 2010 Todos direitos reservados.