LuZ, tRevAS E MÉtoDo CIenTÍFIcO - Direito Noite 1P
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A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

O ensino da metodologia visa fornecer subsídios aos universitários para que desenvolvam sua opinião social e política, dentro do contexto em que vivem. Por sua vez, além dos conhecimentos e saberes específicos da área escolhida, está a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. 

Ao se analisar os especialistas em Educação, pode-se observar que os cursos universitários visam conduzir seus alunos a aprender a refletir sobre os conceitos e teorias existentes sobre determinado assunto, para com isso, poderem desenvolver suas competências e habilidades, tanto de observação, interpretação de conceitos e opiniões e à produção de textos, quanto ao seu posicionamento em debates acadêmicos, desenvolvendo sua capacidade de argumentação favorável ou contrária às situações e ideias expostas.

A Metodologia Científica é considerada por muitos especialistas como a ciência que ensina a pesquisar a partir de métodos científicos, ou que conduz à iniciação científica.

De acordo com Salomon (1996, p.107), a Metodologia Científica é

"uma atividade considerada científica quando: a) produz ciência; b) ou dela deriva; c) acompanha seu modelo de tratamento".

De outra forma, o autor defende que metodologia científica é a

"concreção da atividade científica, ou seja, a pesquisa e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente."

Devido às dificuldades de vários acadêmicos quanto à elaboração dos textos científicos, é que se destaca o fato da Metodologia Científica colaborar para que o universitário aprenda: conceitos fundamentais de planejamento, organização, análise e identificação de materiais adequados ao seu tema. 

Ao cumprir as exigências descritas pela metodologia, o aluno deverá organizar as etapas necessárias à produção de seu texto, as quais deverão agregar saberes e técnicas que o acompanharão ao longo de sua existência. 

REGINA C. DEL BUONO 

Referências: 

SALOMON, Delcio V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

Eis aí, pessoal, o mote, o ponto de partida para sua vida acadêmica em um contexto mais objetivo, estrutural e produtivo. Produzir conhecimento é necessário, importa a todos. Mas sua produção requer método, investimento, leituras e, acima de tudo, paixão!

Espero, sinceramente, que esta ferramenta que ora disponibilizo possa ser, não apenas mais um mero instrumento de pesquisa, mas, muito mais que isso, possa se constituir em uma excelente oportunidade para que todos vocês se sintam convidados (ou convocados!!) ao pensamento mais crítico, contextualizador e colaborativo. É desse tipo de pensadores que o mundo está carente...

Professor VIL

 


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