Segurança do Trabalho - Aprendizagem 1
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/12878/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Conforme FERREIRA (2014, p. 28)

Segurança do Trabalho seria como uma série de medidas técnicas, administrativas, médicas e, sobretudo, educacionais e comportamentais, empregadas a fim de prevenir acidentes, e eliminar condições e procedimentos inseguros no ambiente de trabalho. A segurança do trabalho destaca também a importância dos meios de prevenção estabelecidos para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador. Para que essas medidas sejam executadas é indispensável que profissionais ligados as áreas SESMT e CIPA estejam envolvidos, além do compromentimentos de todos os funcionários, para que sejam cumpridas as ações pertinentes a política de segurança do trabalho, onde todos têm suas responsabilidades.

Para iniciarmos nosso aprendizado, serão apresentados alguns conceitos iniciais:

Conceito legal de acidente de trabalho 

Acidente de trabalho é aquilo que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

Conceito prevencionista do acidente de trabalho

Acidente de trabalho é qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe a realização de uma determinada atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea a perda de tempo, danos materiais ou lesões.A diferença entre os dois conceitos reside no fato de que para o conceito legal é necessário haver lesão física, enquanto que no conceito prevencionista são levadas em consideração, além das lesões físicas, a perda de tempo e de materiais.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.