Necessidade educativa especial: D.I.
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

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Para desenvolver este plano a necessidade educativa especial que o aluno apresentará é a deficiência cognitiva. A TIC mais adequada para esta necessidade é a WebQuest, na qual trabalharemos com três atividades: alfabeto de sabão (nível fácil), sopa de letrinhas (nível médio), caça palavras (nível difícil).

As necessidades especiais são fruto de dedicação, pesquisa e envolvimento por parte das pessoas e dos órgãos competentes que estão diretamente envolvidos a elas, a saber: família, educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, entre outros.

No tocante a este plano, trataremos do tema sobre a Deficiência Intelectual; um Transtorno do Neurodesenvolvimento, cientificamente comprovado, considerada nos primórdios como retardo mental.

Nossa intenção não se embasa nos fatores genéticos que envolvem a deficiência, nem tampouco ambientais, mas sim na questão educativa e nas condições de inclusão a que estão inseridas.

Alguns critérios devem ser preenchidos para caracterizar Deficiência Intelectual, que são: “déficit em funções intelectuais (raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, aprendizagem acadêmica, aprendizagem por experiência) e déficits em funções adaptativas (atividades diárias, comunicação e participação social), os quais devem ocorrer durante o período de desenvolvimento”. Metring e Sampaio (2018).

No que se refere a educação, voltados para a questão da Deficiência Intelectual, na ação acadêmica, segundo parágrafo da fonte original:

Os espaços escolares não devem ser lugares de discriminação, e mesmo que o grau de deficiência se imponha como limite da capacidade de aprendizagem e adaptação ao mundo, todos são cidadãos e têm pleno direito, considerando as várias dimensões como a dignidade humana.

Será realizada uma atividade inclusiva com o aluno com a deficiência Intelectual, com o uso de uma tecnologia, denominada webquest, a fim de facilitar a compreensão sobre o conteúdo da Língua Portuguesa e permitir que se sinta inserido no ambiente educativo.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão – 13.146/15, no que se refere a educação, além de ser um dever do estado, toda criança e todo adolescente tem direito a educação de qualidade, na rede regular de ensino, com atendimento especializado, que não prejudique o seu desenvolvimento e que possa colocar em prática suas habilidades, mesmo com debilidades.

Será neste patamar que estaremos nos baseando, para cumprir todos os requisitos para uma inclusão de qualidade, assertiva e eficaz.


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