Tecnologias e Expressões Numéricas
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/15684/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

MODELO DE DESENHO PEDAGÓGICO

Para a construção desta Webquest nos baseamos nos estudos de Peña (2017), seguindo o modelo de desenho pedagógico de Morrison, Ross e Kemp. Neste sentido, desenvolveremos o projeto da seguinte forma:

  • Identificação dos problemas;
  • Conhecimento das características dos alunos;
  • Determinação dos objetivos;
  • Sequência dos conteúdos;
  • Desenvolvimento dos instrumentos de avaliação;

 

IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS

De acordo com o atual cenário da educação e a grande defasagem na disciplina de matemática, podemos vivenciar inúmeras dificuldades que são apresentadas nas quatro operações básicas e expressões numéricas.

Em virtude das dificuldades apresentadas quanto à resolução de expressões numéricas e as quatro operações, trabalharemos com esse projeto a fim de aprofundar estudos para sanar as lacunas apresentadas quanto às situações-problema e exercícios de fixação.

 

CONHECIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS

O projeto será desenvolvido com os alunos do 4º ano do ensino fundamental I, tendo uma faixa etária entre 9 e 10 anos. Para a realização das atividades, os educandos necessitam ter conhecimentos prévios sobre: leitura, interpretação, resolução de problemas e expressões numéricas. Como a atividade será desenvolvida através de recursos tecnológicos, o aluno necessita saber o básico sobre manusear um computador com mouse, tablet ou smartphone, no sentido de aprofundar seu conhecimento quanto ao cálculo mental e o desenvolvimento da coordenação motora.

 

O QUE É EXPRESSÃO NUMÉRICA?

Expressão algébrica: uma expressão numérica com um número desconhecido

 

As expressões numéricas são conjuntos de números e operações matemáticas onde a ordem de resolução dessas operações é preestabelecida.

As expressões numéricas são conjuntos de números e operações matemáticas onde a ordem dessas operações é bem definida para que haja uma convenção a respeito de seu resultado. As operações envolvidas em expressões numéricas são as básicas da matemática: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Ordenamento das operações

1 – As potenciações ou as radiciações. Essas operações devem ser as primeiras a serem feitas. Entre essas duas não há prioridade, portanto, podem ser calculadas como for melhor.

2 – Multiplicações ou divisões. Nos casos em que as potenciações e radiciações já foram feitas ou não existam, a sequência de operações a serem calculadas é multiplicações ou divisões. Entre elas também não existe prioridade, portanto, multiplicar primeiro ou dividir primeiro, fica a critério de quem calcula.

3 – Adições e subtrações. Essas são as últimas a serem feitas no ranking de prioridade das expressões numéricas. Também podem ser feitas em qualquer ordem.

 



© 2010 Todos direitos reservados.