RECURSOS NATURAIS
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Apresente aula tema: Recursos naturais, tendo em conta que, os Recursos naturais são bens que estão à disposição do Homem e que são usados para a sua sobrevivência, bem-estar e conforto. São considerados recursos naturais os bens que são extraídos da natureza de forma directa ou indirecta, e são transformados para a utilização na vida do ser humano.

Os recursos naturais mais importantes do nosso planeta são a água e o ar, porque enquanto é possível viver sem petróleo, carvão ou energia eléctrica, é impossível viver sem ar e sem água. É por esse motivo que a poluição do ar e da água é uma das maiores ameaças para o ser humano. Se esses recursos são prejudicados, a qualidade de vida desce significativamente.

O solo terrestre também pode ser considerado um recurso natural, pois nele é possível encontrar outros recursos minerais, além de cultivar alimentos através da agricultura.

Os próprios seres vivos também são recursos providenciados pela natureza. Assim sendo,  os recursos naturais, podem ser renováveis e não renováveis

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são recursos que podem ser renovados, ou seja, não se esgotam. Como exemplo disso temos a energia eólica, obtida através do vento.

Recursos naturais não renováveis, são recursos limitados. Exemplos desses recursos são minerais como carvão, ferro, petróleo, xisto, gás natural, ouro, alumínio, etc.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.