Sistema Cardiovascular
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Introdução

Nos vertebrados é necessario um sistema de transporte e distribuição de nutrientes e oxigenio, onde os mesmo possam chegar em todas as celulas do corpo. Em outras palavras, um sistema de circulação. A circulação de nutriente e oxigenio é feito pelo SISTEMA CARDIOVASCULAR.

Sistema Cardiovascular

O Sistema cardiovascular é composto por inumeros vasos sanguineo e um orgão, o caração. Os vasos sanguineos são as artérias que conduzem o sangue do caração aos tecidos e se ramificam em arteriolas, que se ramificam em capilares. Os capilares permitem a troca gasosa e nutrientes entre células e sangue e se conectam com vênulas, que se unem em veias, que conduzem o sangue do corpo ao coração. 

O caração é um orgão composto pelo musculo estriado cardiaco, conhecida por miocárdio. É composto por quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos, os dois átrios estão posicionados na parte superior do caração e os ventriculos na parte inferior do coração. Para a separação das câmaras, possue as valvas, entre o átrio esquerdo e ventriculo esquedo é a valva atrioventricular esquedo (vávula mitral ou bicúpide) e entre o átrio direito e ventriculo direito é a valva atrioventricular direita (vávula tricúpide). 

Nesse sistema, o sangue pobre em gás oxigênio chega no coração - átrio e ventrículo direitos pelas veias cavas - segue para os pulmões pela artéria pulmonar, oxigena -se, e pelas veias pulmonares retorna ao coração - átrio e ventrículos. Em seguida é enviado ao resto do corpo pela aorta. 

O fluxo sanguineo é mantido pelo batimento cardíaco, que consiste na SÍSTOLE (contração do miocárdio) e na DÍASTOLE (relaxamento do miocárdio). O batimento é gerado por um conjunto de células marca-passo que constituem o nódulo sinoatrial. A frequência cardíaca é controlada pelo sistema nervoso. 

Circulação sanguinea

A pequena circulação ou circulação pulmonar ocorre entre o coração e os pulmões e oxigena o sangue. O coração bombeia sangue venoso pelo ventrículo direito, que segue para os pulmões pela artéria pulmonar. O sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo pelas veias pulmonares. A grande circulação ou circulação sistemica é que ocorre entre o caração e o resto do corpo. O sangue sai do ventrículo esquerdo , pela artéria aorta, levando oxigenio e nutrientes aos tecidos, e retorna ao átrio direito pelas veias cava superior e cava inferior. 



© 2010 Todos direitos reservados.