Filo Mollusca
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Quem são os moluscos?

Você provavelmente já deve ter se deparado com um caramujo ou uma lesma em seu quintal ou na rua, esses animais invertrados são membros do filo dos ou moluscos também conhecidos como Mollusca que vem do latim Molluscus = mole devido aos seus corpos.

E se eu te disser que mesmo com todas as espécies terrestres que você já viu, a maior parte de sua diversificação se encontra em ambiente marinho como lesmas do mar e até mesmo os polvos, mas podem ser encontrados ao redor de todo globo. Animais esses que podem viver entre 2 meses até 200 anos, com o membro mais antigo uma ostra chamada de Ming que viveu 507 anos, o animal vivo mais velho encontrado no mundo até hoje.

Os moluscos

Apresentam o corpo dividido em duas porções uma cefalopediosa e uma massa visceral. Os órgãos de alimentação, sensoriais e de locomoção se encontram na região cefalopediosa, que depende fundamentalmente da ação muscular para funcionar. A região da massa visceral encontram-se os órgãos dos sistemas digestório, circulatório, respiratório e reprodutivo.

 

São divididos em sete classes:

  • Aplacophora - aplocóforas é um grupo parafilético (artificial), não apresentam placas protetoras (valves), e seu corpo é em formato vermiforme.

 

  • Polyplacophora - poliplacóforas possuem 8 placas protetoras articuladas mas suas costas, protegendo o corpo mole do animal.

 

  • Monoplacophora - monoplacóforas possuem apenas uma placa baixa e simétrica lateralmente.

 

  • Gastropoda - seu nome vem de Gastro = estômago e Poda = pé,  pés da barriga. Estão incluidos os caracóis (terrestres) e caramujos (aquático). Possuem uma concha protetora.

 

  • Cephalopoda - cefolópodeseu nome vem de Cephalo = Cabeça e Poda = pés, pés na cabeça. Um exemplo é o polvo.

 

  • Bivalvia - são animais filtradores, possuem duas valves protetoras no qual podem fechar e abrir por meio de músculos.

 

  • Scaphopoda - os escafópodes possuem uma concha tubular que tem uma abertura em ambos as extremidas, geralmente são encontrados enterrados na areia.

 

Apartir dessa atividade você podera descobrir um pouco mais sobre esse grupo que é o segundo com mais espécimes dentre todos os animais no mundo e diferenciar seus membros, cada classe com sua particularidade e os ambiente no qual podem ser encontrados.


© 2010 Todos direitos reservados.