Capoeira: de símbolo de resistência à experiência
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Olá, seja bem-vindo(a)!!!

Você acaba de acessar a Webquest “Capoeira: de símbolo de resistência à experiência escolar”, e aqui você irá adentrar no mundo da capoeira, conhecendo, analisando e interpretando este mundo, além de realizar um paralelo com o mundo escolar.

A capoeira é uma manifestação da cultura corporal brasileira, portanto, um conteúdo escolar da disciplina de Educação Física e o seu desenvolvimento pode propiciar além do trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano, como, por exemplo: cooperação, solidariedade, o autocontrole emocional, o entendimento da filosofia que geralmente acompanha sua prática e, acima de tudo, o respeito pelo outro.

Mas, você sabe dizer qual a contribuição da capoeira para a cultura brasileira? A capoeira é dança, luta ou esporte? Podemos considerar a capoeira como uma luta de resistência? Quais são os movimentos e golpes característicos (ofensivos, defensivos e acrobáticos) da capoeira? Você acredita que, as pessoas respeitam as questões étnico-raciais, sociais e culturais?

Convidamos e desafiamos você a conhecer o maravilhoso mundo da Capoeira.

 


© 2010 Todos direitos reservados.