A avaliação em EaD e suas principais modalidades.
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A avaliação a distância e suas modalidades

   No contexto educacional, o ato de avaliar torna-se particularmente abrangente, pois os processos de ensino e de aprendizagem, também intrínsecos à nossa essência, constituem-se em processos complexos por envolver decisões a respeito dos meios de tornar efetivo esse processo. A avaliação constitui um componente essencial ao sucesso ou fracasso de um processo, o que se evidencia de forma muito clara na avaliação educacional, a qual pode direcionar o aluno na construção de aprendizagens significativas ou na reprodução de conhecimentos que não fazem sentido para ele. Em geral, acaba transformando-se em fonte de estresse, conforme evidenciam as representações feitas pelas pessoas.

A avaliação: características e conceito

Vamos iniciar analisando as características da avaliação:

  •  continuidade – ocorre ao longo de todo o processo;
  •  sistematização – envolve atividades organizadas e metódicas, critérios e indicadores;
  •  cientificidade – pressupõe base teórica e princípios científicos;
  •  integralidade – considera a totalidade do fenômeno, do indivíduo, da ação avaliada.

A partir dessas características podemos chegar ao seguinte conceito: Avaliação é um processo contínuo, sistemático, científico e integral.

Na avaliação de EAD normalmente podem ser utilizadas as estratégias empregadas no ensino presencial, desde que sejam ajustadas ao modelo de curso, aos alunos e ao objetivo pretendido.

A avaliação tem sido frequentemente confundida com medida ou testagem.

  • Os termos medir e testar mostram uma ênfase sobre os aspectos quantitativos da aquisição de conhecimentos ou aptidões específicas;
  • O termo avaliar indica que, além dos aspectos quantitativos, serão contemplados aspectos qualitativos como: atitudes, habilidades, interesses, hábitos, relacionamento interpessoal, etc. Para que uma avaliação seja confiável recomenda-se realizá-la ao longo do processo, por meio de técnicas e instrumentos variados.

Algumas técnicas e instrumentos de avaliação que podem ser utilizados no processo avaliativo tanto presencial quanto em EaD:

Observação: Possibilita conhecer o aluno, suas necessidades, capacidades, valores e comportamentos socioafetivos e também analisar seu desempenho em termos de avanços e dificuldades.

Inquirição: Técnica de coleta de dados que se caracteriza por questionar diretamente à pessoa a respeito dos aspectos investigados: opiniões, interesses, sentimentos e expectativas.  

Testagem: Técnica de verificação de desempenho por meio de instrumentos previamente organizados – testes padronizados ou preparados pelo professor – com uso de questões objetivas ou subjetivas.

 Comparação dos vários tipos básicos de avaliação:

Auto-avaliação:   consiste em valorizar a si mesmo a própria capacidade que se dispõe para tal ou qual tarefa ou atividade, assim como também a qualidade do trabalho que se leva a cabo, especialmente no âmbito pedagógico. É procedimento usual na educação a distância.

Avaliação coletiva:  consiste em procedimento enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem, por permitir o amadurecimento do trabalho cooperativo.

Neste tipo de avaliação os participantes analisam:

  • o respeito às opiniões de cada participante;
  • os papéis positivos e negativos vivenciados no grupo;
  • as relações de poder exercidas na equipe;
  • os líderes, os formadores de opinião, os monopolizadores que dificultam a liberdade de expressão;
  • as contribuições de cada um para o resultado no grupo;
  • as intervenções do professor tanto as que propiciam a construção de aprendizagens como as que dificultam;
  •  a valorização das produções de cada um pelos alunos e professores;
  • as técnicas, as dinâmicas e os recursos utilizados;
  • a liberdade de expressão e síntese de cada um;
  • a evolução do grupo;
  •  o acesso às fontes de informação etc.

O desafio da EAD é desenvolver modelos de avaliação pedagógica. O ensino online é mediado por tecnologias de comunicação, e isso deve ser levado em conta.

É preciso refletir sobre o seguinte: um professor consegue avaliar seus alunos sem contato presencial? E como isso é possível? 

Sim, consegue. E é perfeitamente possível.  A avaliação em EAD é tão eficaz quanto os métodos avaliativos no ensino presencial.

 


© 2010 Todos direitos reservados.