Transmissão de calor: Irradiação, condução e conve
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/16862/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

O calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito.

Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor, são eles: condução, convecção e irradiação.

No exemplo da figura acima, a irradiação é a propagação de ondas eletromagnéticas (chama do fogão) que não precisam de meio para se propagar seja ele líquido, sólido ou gasoso.  A convecção é o fenômendo de propagação de calor próprio de líquidos e gases. No exemplo acima, a água está sofrendo convecção. Na condução é necessário o contato entre dois materiais sólidos, assim como ocorre entre a panela com e o cabo.  Alguns materiais são maus condutores de calor, por isso que os cabos das panelas geralmente são feitos de um material diferente permitindo a manipulação sem riscos de se queimar.


© 2010 Todos direitos reservados.