INTRODUÇÃO À ELETRICIDADE
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/16884/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Você já se perguntou como foi descoberto a eletricidade? Hoje vamos ver como ocrreu essa importante descoberta.

História da Eletricidade

Foi descoberta por um filósofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

Modelo de átomo

John Dalton (1807) apresentou o modelo conhecido como “bola de bilhar”, por ser esférico, rígido, indivisível e indestrutível.

Joseph Thomson (1904) sugeriu o modelo conhecido como “pudim de passas”, descrito como uma esfera maciça de carga positiva com elétrons dispersos em seu interior.

Ernest Rutherford (1911) foi proposto seu modelo, posteriormente aprimorado por Niels Bohr em (1913). Modelo de Rutherford-Bohr assemelha-se ao modelo do Sistema Solar, em que o sol ocupa o centro do sistema e os planetas giram ao seu redor. Por essa razão, foi chamado de modelo planetário de átomo. Segundo esse modelo, cada átomo tem duas regiões:

  • Núcleo: é o centro do átomo, formado pelas partículas prótons e nêutrons.
  • Eletrosfera: região em torno do núcleo na qual orbitam os elétrons.

Átomos e sua estrutura

A unidade fundamental da matéria é o átomo, sendo assim, constitui-se da menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (carga positiva) e nêutrons (carga nula). A região ao redor do núcleo, chamada de eletrosfera, orbitam os elétrons (carga negativa), tal como ilustra-se na Figura 1:

PROPRIEDADES DA CARGA ELÉTRICA

Não é possível definir exatamente o que é carga elétrica. É uma propriedade da natureza eletromagnética de certas partículas elementares.

Essas cargas podem ser positivas ou negativas. Elétrons têm carga negativa e os prótons têm carga positiva. Nêutrons tem carga nula.

Quando um corpo está com mais prótons do que elétrons, ou somente com prótons está eletrizado positivamente, pois perdeu elétrons, se estiver com mais elétrons que prótons, está eletrizado negativamente.



 


© 2010 Todos direitos reservados.