ASPECTOS CULTURAIS DA REGIÃO SUL
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Olá, hoje você terá uma tarefa bastante importante, deverá investigar e descobrir quais são as manifestações culturais presentes na Região Sul, e identificar quais destas estão presentes na cidade onde você mora. 

Pegue sua lupa, e vamos investigar. 

INTRODUÇÃO 

A Região Sul foi fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus, a região Sul do Brasil apresenta grande pluralidade cultural. Os estados integrantes são: o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Observe o mapa: 

 
A Cultura da Região Sul do Brasil é bastante rica, por causa da influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na região anteriormente habitada pelos povos ameríndios. No Rio Grande do Sul, as danças típicas receberam influências dos imigrantes e da proximidade com a fronteira do Brasil. 
Os imigrantes europeus começaram a chegar ao fim do século XIX e contribuíram para o desenvolvimento econômico da região, baseado na pequena propriedade rural de policultura. 

Assista agora aos vídeos indicados abaixo, neles aprenderemos um pouco mais a respeito das tradições e manifestações culturais de nosso país.

 

Diversidade cultural do Brasil Região sul

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gFjXy4vUtJQ 

  

Região Sul do Brasil Cultura e Folclore

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hCkXY2rsFTA 

 


© 2010 Todos direitos reservados.