Analisem quais são as formas da corrosão.
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Exemplos de corrosão.

A corrosão representa a deterioração dos materiais pela ação do meio onde o material está inserido; podendo ser no ar atmosférico, água, solo, dentre outros meios.

Esses materiais não necessariamente tem que ser metais; podem ser de qualquer natureza (plásticos, cerâmicos, etc.). Mas, aqui estamos interessados na deterioração dos metais.

O único metal que geralmente não sofre ação corrosiva do meio é o ouro (por isso os contatos de calculadoras de certas marcas são foleadas à ouro, hehehe).

Mas isso está relacionado com a expontaneidade das reações de corrosão - geralmente não encontramos metais na forma pura na natureza; apenas o seu composto na forma reagida com não metais como O2, C, S, N2 , ... , mas, o ouro é encontrado na forma nativa do próprio metal.

Uma justificativa: as reações de corrosão são E X P O N T Â N E A S... e as reações que seriam de "corrosão" de ouro não são.

É importante o engenheiro químico conhecer o comportamento corrosivo dos metais, principalmente aqueles que trabalham com projetos e processos químicos.

Uma forma de conhecer o processo de corrosão é saber como ela age em determinados ambientes (meios corrosivos). Conhecer esse processo é o primeiro passo para propor estratégias de como minimizar a corrosão (lembro que a corrosão não pode ser evitada, mas pode ser minimizada).

Então, proponho que vocês pesquisem em sites, algumas fotografias ou gravuras que mostrem metais em estado de corrosão e tentem classificar e descrever esses processos e façam um relatório apresentando os resultados obtidos.

 

Todas as imagens foram obtidas do livro texto: Gentil, V. 2003.


© 2010 Todos direitos reservados.