Recursos didáticos e Ensino de Sociologia
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Considerando todas as questões e desafios que envolvem a permanência e interrupção do  ensino de Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica em todo o território nacional, vários são os desafios, não apenas quando pensamos os processos de formação de professores, seja ela inicial ou continuada, mas também quando nos deparamos com o cotidiano e práticas da Sociologia em sala de aula, principalmente, em termos da disponibilidade e adequação de materiais alinhados a esse contexto de ensino específico.

  

Quando pensamos o ensino da Sociologia escolar, algumas questões são fundamentais, quando a preocupação se volta para o processo da mediação didática. Como é possível transpor didaticamente certos conteúdos e discussões do campo das Ciências Sociais para o contexto da Educação Básica? Que tipos de recursos e materiais didáticos podem ser acionados quando a preocupação é tornar às Ciências Sociais inteligível as/aos estudantes do Ensino Médio? De que maneira as aulas de Sociologia poderiam romper com padrões estritamente tradicionais e que priorizam apenas a dinâmicas das aulas expositivas, de modo à tornar a disciplina, ainda mais, interessante ao novo perfil de estudantes da Educação Básica, principalmente, quando pensamos o contexto das escolas públicas, muitas vezes inseridas em contextos de periferia, embora não apenas? Você estudante de licenciatura em Ciências Sociais/Sociologia já parou para pensar, de que modo você planejaria sua aula de Sociologia, quando for professor/a do Ensino Médio? Que tipo de recursos você privilegiaria em suas aulas? Seria possível, simplesmente, lançar mão dos textos e conteúdos acessados durante a sua formação e utilizá-los com seus/suas futuros/as estudantes?  Para você, qual a importância de materiais didáticos que estejam disponíveis e adequados ao contexto de ensino no qual você atuará enquanto profissional docente? Você considera importante conhecer experiências que nos permitam visualizar a maneira como diferentes professores/as tem lançado mão de diferentes recursos em suas aulas de Sociologia?

 

Que tal exploramos um pouco mais isso?


© 2010 Todos direitos reservados.