IMPLANTAÇÃO DO SGQ NO LABORATÓRIO
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Nas últimas décadas, o mercado vem sofrendo uma sensível mudança, tornando-se cada vez mais competitivo e, por consequência, mais exigente. Essa mudança pode ser atrelada, principalmente, à globalização da tecnologia, produtos e serviços. Desta maneira, o conceito de QUALIDADE tornou-se mais aparente, por ser uma forma de diferenciar e destacar os produtos e serviços neste mercado cada vez mais agressivo.

O conceito de QUALIDADE está ligado à relação entre produto e cliente, uma vez que a qualidade do produto é a capacidade deste em atender às necessidades e expectativas do cliente. E para que o produto tenha essa característica, ele deve ser produzido de uma maneira adequada, dentro de um determinado padrão, ou seja, dentro de um sistema que chamamos de SISTEMA DE QUALIDADE.

Neste contexto, os laboratórios também sofreram (e sofrem) pressão para garantir a qualidade dos seus serviços, principalmente no que diz respeito à emissão de um relatório que apresente valores incorretos, por exemplo; e por isso a adoção de um SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA LABORATÓRIOS também se tornou extremamente necessário. Assim, a atividade tem como objetivo principal de aprendizagem permitir que os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (Turma C - 2020/1) conheçam os principais requisitos e normas para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e como aplicar tais componentes no Laboratório Fictício criado pela equipe, tendo como base a área específica de atuação deste laboratório.

 


© 2010 Todos direitos reservados.