Biofísica da respiração e função renal
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/17355/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Um fluido pode ser definido como uma substância que possui a capacidade de fluir ou de escoar, sendo representados pelos gases e líquidos. Para que ocorra a movimentação destes, é necessária uma força, a pressão. O corpo humano contém sistemas compostos por fluidos, como por exemplo, o sistema respiratório e urinário, abordados nesse estudo. É importante lembrar que nesses sistemas e em outros, o fluxo percorre circuitos.

 

No sistema respiratório, a inspiração se dá quando o volume da caixa torácica aumenta e a pressão dentro da cavidade diminui. O ar (gás-fluido) da atmosfera passa para dentro dos pulmões, pois a pressão atmosférica torna-se maior. Na expiração, o volume da caixa torácica diminui e a pressão dentro da cavidade aumenta. O ar (gás-fluido) é expelido, pois a pressão atmosférica torna-se menor. A este processo chamamos de mecânica da respiração.

 

Já o sistema urinário, vai contribuir na filtração do plasma sanguíneo (líquido-fluido), selecionando substâncias que devem voltar ao organismo, que ainda são essenciais para seu funcionamento e expulsando as que devem ser excretadas regulando o meio interno.

 


© 2010 Todos direitos reservados.