Culturas, Patrimônios, Memórias e Identidades
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Quando pensamos no conceito de cultura, trazemos as músicas, as comidas, as danças, o modo de ser, estar, viver e conviver de um determinado povo, para exemplificar o significado desse termo.

No entanto, a palavra cultura apresenta várias concepções dependendo das áreas de conhecimentos abordadas. Uma simples busca nos dicionários da Língua Portuguesa, por exemplo, comprova que a mesma apresenta mais de uma definição.

Na visão da antropologia, isso não é diferente. Entre as muitas versões presentes, está a de Edward Burnett Tylor (1871), o qual, em seu livro Primitive Culture, define cultura como sendo “o todo complexo, no qual estão incluídos conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

Além disso, relacionados a esse assunto, outros binômios aparecem, tais como: patrimônios culturais; história; memória e identidade social.

Você sabe o que significam? Qual é a relação entre eles? Qual a importância para os indivíduos e toda a sociedade?

Para saber de todos os detalhes, vá para o menu da tarefa! E, assim, aproveite, também, para ampliar seus conhecimentos sobre a cidade de Piracicaba, através de um tour virtual!

 


© 2010 Todos direitos reservados.