O museu Ozildo Albano
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

           O museu Ozildo Albano, na cidade de Picos, surgiu com a iniciativa do educador José Albano de Macedo de coletar artefatos culturais locais ligados principalmente à sua família - objetos religiosos em sua grande maioria-, preservá-los e expô-los. Atualmente, seus curadores visam incentivar e apoiar a realização de atividades culturais na cidade. Nesse sentido, o espaço faz parte de nosso Patrimônio Histórico, pois resguarda elementos que compõem a memória dos picoenses. Por “Patrimônio Histórico” entendemos os bens materiais ou imateriais que se preservaram ao longo do tempo e possuem valor geralmente cultural ou identitário para determinado grupo social. Muitos deles revelam impactos e contradições dos processos de urbanização e modernização dos territórios, estudaremos específicamente a região de Picos-PI.

           Percebemos, com a exposição, que a maioria dos itens são de uma coleção pessoal, logo, as narrativas construídas mediante essa mostra partem do lugar de fala de seu idealizador, ou seja, as peças que se encontram no museu foram selecionadas sob influência de seu ponto de vista e de suas concepções particulares. Lembrem-se que a história não é neutra, ela apresenta muitos lados e cada análise depende de quem a elabora e dos interesses existentes por trás disso. Por isso, é necessário que os alunos tomem nota da necessidade de visibilidade dos sujeitos marginalizados, que têm seu protagonismo silenciado ao não aparecerem em evidência na exposição. É o caso, por exemplo, das pessoas negras, indígenas, homossexuais, mulheres, pobres e de determinados grupos religiosos.

           No mais, sei que você fará descobertas incríveis sobre o museu e seu acervo.  Por falar em museu, já fez uma visita ao museu Ozildo Albano? Não? Embarque com a gente nessa aventura e venha conhecer um pouco mais sobre a história dos artefatos desse lugar.

           Para saber mais sobre o acervo, acesse o link presente na aba processo desta webquest.

 


© 2010 Todos direitos reservados.