Química dos alimentos: O Paladar
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Nosso Paladar é responsável pelo prazer que sentimos ao degustar os alimentos, mas como essa função de nosso corpo permite diferenciar: salgado, amargo, azedo, umami ou doce?.

A explicação científica para o paladar, tem muito a ver com a química : são os chamados quimiorreceptores, que estão localizados na língua. Na verdade a língua esconde mais mistérios do que se pode imaginar, este órgão muscular tem 10 centímetros e é repleto de papilas gustativas. 

As papilas gustativas são os quimiorreceptores responsáveis por sentirmos o sabor dos alimentos e classificá-los. Por exemplo sentimos o doce dos alimentos através das papilas presentes na frente da língua, afinal por que gostamos tanto do sabor adocicado? Essa explicação pode vir de nossos ancestrais que se alimentavam basicamente de frutas: as  frutas maduras são doces, as verdes são ácidas e as venenosas amargas. Como é comum a preferência por frutas maduras e não venenosas, o paladar foi evoluindo para chegar á preferência pelo doce. É por isso que alimentos ricos em açúcar são preferidos e nos causam água na boca.

O apetite por determinados alimentos está ligado às molécula que evocam sabor presentes em nossa boca, essas moléculas são denominadas de saporiferas ( do latim Sapere=provar). Como o próprio nome já diz, as moléculas saporíferas aguçam nosso paladar, daí o porquê deste órgão dos sentidos humanos ter sua explicação na química.


© 2010 Todos direitos reservados.