Agricultura Orgânica a Base de Esterco Bovino
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Nas últimas décadas o cultivo orgânico tem se destacado como uma técnica ambientalmente correta, que conduz à uma produção de alimentos saudáveis sem deixar de ser socialmente justa.

O esterco bovino é um resíduo orgânico bastante empregados na agricultura, por causa da riqueza em C e nutrientes, bem como seus efeitos benéficos nos atributos físicos, no aumento do teor de matéria orgânica do solo e no fornecimento de nutrientes às plantas.

A decomposição e mineralização deste é um processos biocatalítico, complexo, dinâmico e multifásico que envolve quebra e conversão de monômeros específicos (celulose, hemicelulose, lignina) por células microbianas em formas inorgânicas passíveis de serem absorvidas pela microbiota decompositora e pelas plantas.

Geralmente o processo de preparo para obtenção do esterco curtido é bastante simples, sendo que ao colocar as fezes do animal umida em local coberto por plastico ou algo similar ja se inicia o processo anaeróbico, que geralmente concluí-se em catorze dias aproximadamente.

O cultivo orgânio trás inúmeros beneficios para a preservação da nossa saúde e do nosso planeta. Vamos desvendar um pouco mais sobre esse universo? 


© 2010 Todos direitos reservados.